Água Limpa 02

 

CARO VISITANTE… AGUARDAMOS SUAS INFORMAÇÕES PARA COMPLEMENTAR A HISTÓRIA DESTA COMUNIDADE. (História, fotos, Famílias, coordenadas, etc.)

 Participe!

descubracastelo [at] gmail [dot] com

 

A Padroeira da comunidade, é  N. Srª  Aparecida.

A comunidade da água limpa surgiu em 1886 e seu nome é pelo fato de ter águas cristalinas na comunidade. A construção da igreja se deu no mesmo ano. As primeiras familias que ali chegaram foram: marques, crevelari e careta. Vieram para a localidade em busca de melhores condições de vida. 
O nome da padroeira foi escolhido pelo sr. Domingos Careta, doador do terreno para a construção da igreja. 
A comunidade fica aproximadamente a 
18 km de distância da sede do município, seguindo pela rodovia pedro cola sentido castelo Venda Nova do Imigrante, passando pela comunidade do Limoeiro se toma a primeira à esquerda, em estrada de chão em bom estado de conservação, se anda por 3 km .

A invocação de N. Srª Aparecida, Padroeira do Brasil, dados do século xviii que se prende a uma  histórica visita do governador das províncias de São Paulo e Minas Gerais, D. Pedro de Almeida, ao Vale do Paraíba . 
No ano de 1717, este fidalgo, dignificado com o titulo de Conde de Assumar, passou pela Vila de Guaratinguetá, em direção a Minas Gerais onde a  câmara da cidade promoveu em sua homenagem um  banquete. 
Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso foram os primeiros que tomaram uma canoa e lançaram suas redes num porto de itaguaçu (Rio Paraíba), mas sem nenhum resultado. Tentaram uma segunda vez, próximo a Guaratinguetá e com muita surpreza pescaram uma imagem de N. Senhora, mas sem cabeça. Lançando redes como outras vezes mais baixo no rio, encontraram uma cabeça da mesma efinge. 
Felipe Pedroso, muito religioso, conservou a santa em sua casa durante 15 anos e quando se mudou para Itaguaçu deixou com seu filho Atanásio, que construiu um oratório, onde se reunia toda vizinhança para rezar (…). 
Em 1743, o vigário de Guaratinguetá pediu licença ao bispo do Rio de Janeiro para construir uma capelinha em homenagem a N. Srª com doações dos romeiros, porém a procura pela enorme capela atraiu visitantes de todo país que posteriormente foi preciso construir uma igreja maior. Em 1904 o Bispo Dom José de Camargo Barros colocou sobre a imagem uma coroa de ouro e pedras preciosas doada pela Princesa Isabel. 
Em 1930,  N. Srª Aparecida proclamada Padroeira do do Brasil pelo Papa Pio e desde entao o povo passou a organizar festas anualmente em sua homenagem. 
Sua adoração se espalhou por muitos lugares, com aproximadamente 343 paróquias. Em vista a grande popularidade da santa, resolveram erguer um templo para a Padroeira do Brasil, foi serviços contratado ósmio do arquiteto benedito calixto parágrafo fazer o projeto da basílica, construí como margens do rio onde a imagem da santa encontrada foi. 
È uma imagem de nossa senhora da conceição preta (pois um original era de barro cozido, escurecido pela longa permanência nas águas do rio), coberta por um manto ornamental grosso e bordado, que cobre a cabeça e seu corpo, deixando ver apenas o rosto e mãos unidas como junto ao peito, e nd cabeça eua geralmente uma coroa imperial. (…)