CARO VISITANTE… AGUARDAMOS SUAS INFORMAÇÕES PARA COMPLEMENTAR A HISTÓRIA DESTA COMUNIDADE. (História, fotos, Famílias, coordenadas, etc.)

 Participe!

descubracatelo@gmail.com

 

APENINOS

Situa-se a 10 Km da cidade de Castelo

Historia da Comunidade:

Segundo o autor Jose Eugenio Vieira, por volta de 1905 Pedro Vieira da Cunha, sogro de Machadinho, umas terras de sua propriedade, que se encontravam com a situação desregularizada, por falta de pagamento de impostos. Eram terras excelente, coberta de matas, de água e clima puro, depois de tudo regularizado, Machadinho recebe do sogro a escritura de doação.

Padroeiro da comunidade, São João batista: São João Batista nasceu em Junho, precisamente no dia 24 de Junho. Em um cenário tão controverso, surge um homem simples, amigo do deserto, e com uma importantíssima missão: preparar o caminho para a chegada do Messias.
Diz a história bíblica, que na antiga Judéia,as primas Isabel e Maria, mãe de Jesus, estavam grávidas. Como moravam distantes, elas combinaram, que a primeira a ganhar bebê anunciaria a novidade, acendendo uma fogueira em frente à própria casa. Santa Isabel cumpriu a promessa quando do nascimento de seu filho, João batista. Até hoje as fogueiras são acesas na tarde de 24 de junho, acompanhadas de foguetórios, jogos, prendas, e bailes. É a fogueira mais tradicional. Tem a base redonda, como se fosse uma pirâmide. João era filho de Zacarias e Isabel, e primo de Jesus Cristo. É considerado o último dos profetas, e o primeiro apóstolo. Crítico da hipocrisia e da imoralidade, São João Batista foi decapitado por capricho de Salomé, enteada de Herodes. Sacrificado por degolação, o valor simbólico e filosófico de João Batista é muito importante, e ultrapassa completamente o dogma católico: João batizava os seus adeptos com água (ou seja, utilizando um símbolo material), mas afirmava, que o que viria depois dele “batizaria com fogo”, diríamos, envolvendo os discípulos com uma poderosa aura, ou impacto relativo ao Mundo das Causas, o Alaska, etc., etc., ou Espírito Santo.
João Batista é o único santo, além de Virgem Maria, de quem a liturgia celebra o nascimento para o Céu, celebrando o nascimento segundo a carne. Filho dos personagens bíblicos Isabel e Zacarias, João Batista foi quem batizou Jesus Cristo com a s águas do rio Jordão, rio que hoje é a fronteira natural entre Israel e Jordânia, e entre este País e a Cisjordânia.
João Batista é descrito na Bíblia como pessoa solitária, que vivia no deserto, e comia gafanhotos e mel. O caminho desse homem estranho, e recluso, mas profeta de grande popularidade, cruzou com a da família real na época, a do rei Herodes Antipas, da Galiléia. João condenou publicamente o fato do rei ser amante da própria cunhada, Herodíades. Salomé, filha de Herodíades, dançou tão bonito diante de Herodes, que este lhe prometeu o presente que quisesse. A mãe de Salomé aproveitou a oportunidade para se vingar: anunciou que o presente seria a cabeça de João Batista sobre uma badeja.

 

Rampa do Apeninos 2

Apeninos 8

Contato com esta Comunidade:

Roberto Carlos Celin

José Carlos Barbieiro

Josias Celin

Deusa

99989-0744

99966-3926

99973-0653

99886-9663

 

 

1 Comentário

José Maria de Almeida · 25 de Fevereiro de 2017 às 12:55

Lembranças de Apeninos pairam na minha mente. Brinquei muito ao redor desta igreja. Fiz minha primeira comunhão ai. Estudei na Escola Singular de Apeninos.

Me lembro da professora Maria Teresa Barbieiro, do Roberto Carlos Celim , do Domingo Sávio Celim, Glaucia Barbieiro. Me lembro que o Roberto Carlos gostava

muito de amendoim. E meus primos Antônio Nunes, João Nunes…

Morei ai de 1969 à começo de 1974.

Parabéns pela comunidade.