Situa-se a 4 Km da cidade de Castelo

Historia da comunidade:

O nome de Aracuí significa “arvore da folha grande chamada Angelim”. Porem antes de ganhar este nome o distrito era chamado de Santo André, porem como no Estado de São Paulo também existia este nome, mas havia um agravante, uma vez que, muitas correspondia chegavam em Santo André, em Castelo em vez de segui para o Estado de São Paulo, por esse motivo foi modificado o nome do distrito.
O distrito foi criado em 03 de Janeiro de 1930, mas só foi instalado em 13 de Agosto do mesmo ano.
Padroeiro da comunidade, Nossa Senhora Imaculada da Conceição: Segundo conta a historia Nossa apareceu a varias pessoas confirmando a sua Conceição Imaculada, e após a proclamação do dogma pelo Santo Padre Pio IX, Maria Santíssima deu-se a conhecer em Lourdes e Bernardette Soubirous.
No Brasil imagem da Virgem da Conceição chegou em uma embarcação de Pedro Álvares Cabral. Ela representa Maria Santíssima de pé sobre o globo terrestre, tendo as mãos unidas em oração e os olhos voltados para céu, esmagando com seus pés uma cobra, símbolo do pecado original, ela tem cabelos longos e caído sobre o ombro e muitas vezes se apresenta com uma coroa real, com uma túnica branca e um manto azul. Foram os frades que foram os propagadores desta devoção que se espalhou de norte e sul pois existe cerca de 533 paróquias dedicada a Santa.
A lua que aparece quase sempre sob os pés da Senhora da Conceição simboliza a substancia passiva, que guarda em seu seio os raios de sol.Por esse motivo é também o símbolo de Maria, que guardou em seu seio Jesus, o Deus Encanado, a Luz Divina.