As sete maravilhas de Castelo

 

 

AS SETE MARAVILHAS DE CASTELO

Foram 249.551 votos em pouco mais de um mês (04 de agosto a 20 de setembro) e teve até mobilização das comunidades para eleger a sua favorita ou a que se encontra em seu bairro, e, no final, o resultado foi divulgado na última sexta-feira (03/10), na abertura do Castelo Rural, a Feira Regional de Agroturismo que agitou Castelo durante o final de semana. Banners gigantes foram confeccionados com a foto das eleitas. Foram elas:

 
Casarão da Fazenda do Centro
Fazenda do Centro
Faz. Centro Objetos da época (34) FAZENDA CENTRO P

Erguido em 1845 pelo major Antônio Machado Vieira da Cunha , como sede da fazenda, chegou a ter aproximadamente 600 escravos que produziam café, arroz e outros gêneros agrícolas. Ponto de encontro, local de festas e reuniões, no início do século XX, foi adquirido pela Ordem dos Agostinianos Recoletos, cujo mentor era o frei Manuel Simon.

Atualmente o Casarão da Fazenda do Centro, que faz parte do Conjunto Arquitetônico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura no ano de 1984, é administrado pelo Instituto Frei Manoel Simon.

FOTOS DA RESTAURAÇÃO DO CASARÃO

VÍDEO

Cachoeira do Pedregulho “Furlan”
CACHOEIRA DE PEDREGULHO
Nova imagem55 Sem Título-1 cópia Cach do Furlan
Situada a 21 km da sede do município, além da bela queda d`água, o local conta serviço de lanchonete, restaurante rural, área para camping e rapel. Localizada na propriedade da família Furlan, é muito conhecida pelos praticantes dos esportes de aventura, que sempre após suas atividades se confraternizam no local.
Festa de Corpus Christi
Corpus Chriti - Castelo Corpus Christi 02 Corpus Christi 17

A maior manifestação de fé e religiosidade do povo de Castelo ganhou notoriedade nacional através da confecção artesanal de seus belos tapetes que cobrem as principais ruas do centro da cidade. O evento já atravessa a quarta década e atrai cerca de 60.000(sessenta mil) turistas para a cidade de Castelo.

VÍDEO

Gruta do Limoeiro
DCIM101GOPRO
DCIM101GOPRO DSC01194P DSCF5567

Patrimônio Cultural estadual, situada a 15 km de Castelo, a gruta é o mais importante sitio arqueológico da pré-história do Espírito Santo, apresentando vestígios e fósseis de habitação humana que datam de 4,5 mil anos atrás.

As visitas são acompanhadas por condutor turístico local.

VÍDEO

Igreja Matriz – N.S. DA PENHA
Igreja Matriz de Castelo ES - panoramicas Igreja Matriz de Castelo ES cópia Igreja Matriz de Castelo ES 2

No centro da cidade, a monumental Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha revela a todos o tamanho da religiosidade do povo castelense e expressa a devoção à Santa Mãe de Deus. Seus belos vitrais chamam a atenção pela riqueza de detalhes.

VÍDEO

Pico do Forno Grande
FORNO GRANDE
Forno Grande trilhas2 1cume-forno-grande2 nova 044

O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande com 2.039m. Local de especial riqueza biológica onde sobre o musgo das pedras, proliferam espécies raras de orquídeas e bromélias. Ali também vivem espécies de animais em extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro. No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300m, que segundo o pesquisador Augusto Ruschi, trata-se da maior floresta de altitude do mundo.

 
Santuário Imaculada Esposa do Espírito Santo
Santuário em Aracuí
SANTUÁRIO (10) SANTUÁRIO (25) SANTUÁRIO (20)

Localizado no Distrito do Aracuí, o santuário foi construído em homenagem à Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo. Contém imagens, textos sacros e inúmeras esculturas em granito instaladas a céu aberto. O número de visitantes gira em torno de três mil por mês, devido às missas celebradas todo dia 13 de cada mês, às 15 horas. Até o cantor Roberto Carlos, recorreu ao local em busca de cura para sua esposa Maria Rita, que enfrentava um câncer.

VEJA MAIS…