Castelo Recebe Mais Investimentos do Governo do Estado

 

Castelo Recebe Mais Investimentos do Governo do Estado

 

DSC00280p

 

Doação de um caminhão zero quilômetro para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis “Reciclando Vidas”, assinatura de um convênio de repasse financeiro para a Santa Casa Castelense no valor de três milhões e 600 mil reais, ordens de serviços para implantação dos sistemas de abastecimento e tratamento de água do Distrito de Limoeiro e para sinalização viária horizontal e vertical. Estes foram os anúncios feitos pelo Governador Renato Casagrande para o município de Castelo em uma cerimônia que atraiu muita gente à Praça Três Irmãos no centro de Castelo no fim manhã desta segunda-feira, dia 27 de janeiro. Antes, o Governador já tinha passado pelo Distrito de Estrela do Norte, onde deu ordens de serviço para implantação da telefonia móvel rural e internet 3G e a contratação dos serviços de seis máquinas e equipamentos agrícolas para a recuperação das estradas rurais do município.

A Implantação dos Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água do distrito de Limoeiro, vai custar cerca de um milhão e meio de reais e beneficiar mais de 400 pessoas moradoras da Comunidade. Já o serviço de sinalização viária horizontal e vertical, que vai ser implantada em 23 ruas e avenidas do município, vai oferecer mais segurança no trânsito para motoristas e pedestres. Na área da saúde, o convênio assinado de três milhões e 600 mil reais vai garantir pelo terceiro ano consecutivo a manutenção dos serviços médicos e hospitalares da Santa Casa Castelense. E a partir de agora, a coleta de lixo reciclável na cidade vai ganhar mais regularidade, já que a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis “Reciclando Vidas” foi presenteada com um caminhão Ford Cargo zero quilômetro.

Nossa coleta sempre falhava porque nosso caminhão volta e meia estava quebrado. Agora a gente vai conseguir melhorar isso, fazer a coleta com maior regularidade e até conseguir arrecadar mais lixo seco”, comemorou Antônio Ramos Martins, presidente do “Reciclando Vidas”, logo depois de assinar o documento que garantiu a doação do caminhão.

Jair Ferraço, Prefeito de Castelo, agradeceu o apoio do Governo do Estado e falou da importância dessa parceria. “São investimentos de grande importância para o desenvolvimento do nosso município. Agradeço o apoio e empenho do Governo do Estado que tem feito muito para Castelo neste momento de dificuldades financeiras que temos enfrentado. O repasse para a Santa Casa é de fundamental importância para manter a prestação de serviços de saúde para a nossa população e ainda fazer com que a entidade consiga saldar as dívidas que adquiriu em anos anteriores”, disse o Prefeito, informando ainda que as máquinas e equipamentos agrícolas contratados pelo Estado vão ajudar a consertar as estradas danificadas pelas fortes chuvas em dezembro, já que pelo menos 80% dos dois mil quilômetros de estradas já tinham recebido patrolamento e ensaibramento.

O Governador do Estado, Renato Casagrande, disse que todas as obras e serviços anunciados pelo Governo do Estado têm recursos garantidos. “Nós estamos com as contas organizadas e mesmo com o momento de dificuldades que estamos vivenciando, de reconstrução do nosso Estado, por causa das chuvas de dezembro que afetaram 55 municípios, o dinheiro está garantido, está guardado, como a gente faz na casa da gente quando a gente tem uma poupança para alguma eventualidade. É uma satisfação poder estar mais uma vez na minha terra, trazendo investimentos de infraestrutura urbana, rural e para a área de saúde. Agradeço o apoio e a confiança que todos vocês têm depositado em mim durante estes três primeiros anos de mandato e vamos continuar unidos, de mãos dadas nesta ano de 2014”, disse o Governador.

Casagrande aproveitou para esclarecer à população castelense o motivo pelo qual as obras da estrada que liga Castelo a Muniz Freire foram paralisadas. “Infelizmente, a empresa que venceu a licitação desistiu da obra e por isso tivemos que reincidir o contrato. Agora, a previsão é de que até o fim do mês de fevereiro aconteça uma nova licitação para que os serviços da estrada continuem”, informou o Governador, contando ainda que outras quatro estradas do programa “Caminhos do Campo” estão em fase final de licitação: do distrito de Limoeiro a Santa Terezinha, da Rampa de Ubá, do Forno Grande e da comunidade de Braço do Sul, passando por São Paulinho do Aracê, na região serrana.

Além do Prefeito, Vice e Secretários Municipais de Castelo, estiveram presentes no evento o Deputado Federal Paulo Folleto, os Deputados Estaduais, Glauber Coelho e Rodrigo Coelho, além de Secretários de Estado, Prefeitos de municípios vizinhos, Presidente da Câmara e Vereadores castelenses.

 

Estrela do Norte Vai Ganhar Telefonia Móvel e Internet 3G

O Governador do Estado, Renato Casagrande, e o Prefeito de Castelo, Jair Ferraço, e o Vice, Eutemar Venturim, estiveram no distrito de Estrela do Norte, na manhã desta segunda-feira, dia 27 de janeiro, para assinatura da ordem de serviço para implantação da telefonia móvel rural e internet 3G. A cerimônia aconteceu na praça do distrito e contou com a presença de muitos moradores e também do Deputado Federal Paulo Folleto, dos Deputados Estaduais, Glauber Coelho e Rodrigo Coelho, além de Secretários de Estado, do Presidente da Câmara, Pedro Viana, e Vereadores castelenses.

O investimento de telefonia móvel e Internet 3G, no valor de 300 mil reais, será realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – SEAG, através do Programa “Comunicação no Campo”. As instalações dos equipamentos já foram autorizadas e a previsão é que até julho deste ano o serviço seja concluído pela operadora Vivo, que foi a empresa vencedora da licitação.

É uma alegria voltar ao distrito de Estrela do Norte como Governador do Estado, pois estive aqui diversas vezes desde o início da minha trajetória política. Trazer serviços de telefonia móvel e internet 3G significa conectá-los com o mundo. Oferecer oportunidade ao campo é desenvolver de forma equilibrada o Espírito Santo, e este é o nosso objetivo. Este serviço foi implantado inicialmente em dez distritos do Estado, deu certo, e por isso estamos agora contratando para mais 71 distritos”, afirmou o Governador Renato Casagrande.

Na ocasião, o Governador também assinou a contratação dos serviços de seis máquinas e equipamentos agrícolas para a recuperação das estradas rurais do município que foram afetadas pelas fortes chuvas do mês de dezembro de 2013. Com relação à estrada que liga Aracuí até Estela do Norte, Casagrande garantiu que o Departamento de Estradas e Rodagens – DER, fará uma operação tapa buracos e disse ainda que já solicitou ao órgão que faça um projeto de um novo asfalto, uma rodovia estadual, já que o fluxo de veículos, principalmente de cargas aumentou muito na região e não comporta mais esse tipo de estrada do programa “Caminhos do Campo”.

O Prefeito de Castelo, Jair Ferraço, falou da importância da internet no meio rural. “O objetivo é trazer para as comunidades do interior a mesma oportunidade de quem mora nas cidades, ofertando mais acesso à informação e qualidade de vida para todos”, comentou Jair que na oportunidade também agradeceu ao Governador o repasse das máquinas para recuperação das estradas rurais. O Prefeito aproveitou para informar aos moradores que existem vários projetos em andamento para beneficiar a comunidade, entre eles, o de melhoria da praça, do campo de futebol, o pedido junto ao DER para tapar os buracos da estrada e também a avaliação da viabilidade de implementar novamente o escritório do Incaper no distrito.

Para a moradora do Distrito de Estrela do Norte, Terezinha Valane, esse é um grande presente. “Tenho um filho que estuda no Rio de Janeiro e agora vou poder me comunicar mais com ele. É um sonho pra mim conseguir falar com ele todos os dias”, comentou a agricultora aposentada que vive preocupada com o filho por causa da falta de comunicação.

Aos 79 anos, o aposentado Vergílio Colodeti fez questão de comparecer ao evento nesta manhã de segunda-feira. Ao fim da fala do Governador ele se emocionou e disse: “É uma honra pra gente receber um Governador aqui, ainda mais ele sendo castelense, e a gente vendo que ele está conduzindo tão bem os trabalhos. As coisas estão evoluindo. Antes a gente andava a cavalo, depois de bicicleta e agora tem carro. Acho que a internet vai ajudar muito a gente aqui na roça pra tudo”.

Além de Estrela do Norte, o Distrito de Limoeiro também vai receber em breve os serviços de telefonia móvel e internet 3G. De acordo com anúncio do Governador Renato Casagrande, a operadora Vivo, empresa ganhadora da licitação, já está concluindo o levantamento técnico para a instalação dos serviços naquela outra região.

(Letícia Gava)

 

"Concordamos que o Governador esta sendo generoso com Castelo, mas pode ser mais…".

(Descubracastelo)