Limoeiro

CARO VISITANTE… AGUARDAMOS SUAS INFORMAÇÕES PARA COMPLEMENTAR A HISTÓRIA DESTA COMUNIDADE. (História, fotos, Famílias, coordenadas, etc.)

 Participe!

descubracastelo [at] gmail [dot] com

( CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR E ESC PARA VOLTAR)
Reinaldo-Fim cópia
Limoeiro
 

RESTAURAÇÃO

Antes e Depois

Situa-se a 14 KM da cidade de Castelo

Historia da Comunidade:

A origem do nome da comunidade foi devido a um pé de limão(limoeiro) na Gruta, que se fartava de limões, onde foi desenterrado e em suas raízes havia uma imagem de um santo(a) não identificado. A comunidade surgiu em torno de 1870 a 1880. Em 1870, os Italianos tinham muita facilidade em segurar dinheiro, então eles vieram com a intenção de enriquecer. Fazendo a igreja, as pessoas viriam morar por aqui e comprar terras, os primeiros donos iriam enriquecer.
Limoeiro foi uma grande fazenda, onde teve grande importância e imponência nas instalações da casa grande, porém sua arquitetura se perdeu com o tempo, não sendo mantido seu casarão, restando hoje pequenas construções dessa época. A igreja da comunidade foi construída pelos imigrantes italianos, na qual tem um altar talhado em madeira.
As primeiras famílias que chegaram na comunidade foram: Destefani, Fim, Casagrande, Camporez e Ceotto, eles vieram com o objetivo enriquecer.
A construção da igreja A igreja velha, 1880 e a igreja nova em 1927
O padroeiro foi escolhidos pelos imigrantes que vinham da Itália diziam que o padroeiro deles lá, era São Francisco de Assis, e quando foi construída a igreja trouxeram a devoção e colocaram-no de padroeiro na igreja.
Para chegar a comunidade segue pela Rodovia Pedro Cola Km15, sentido Castelo a Venda Nova.

Padroeiro da comunidade:

São Francisco de Assis: Nasceu na Itália em 1182 , pertencia a burguesia, e dessa condição tirava todo o proveito. Tentou ser comerciante, mas não se adaptou. Então decidiu seguir carreira militar. Porem em 1206 para espanto de todos Francisco de Assis abandonou tudo e passou a andar como um maltrapilho, afrontando assim a sociedade burguesa. Entregou se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos.
Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem terceira para os leigos Consagrados. O pobrezinho de Assis como era chamado foi uma criatura de paz e bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta cantava o sol, a lua e as estrelas. Sua alegria e sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares e queridos dos nossos dias.

Limoeiro g cópia

Limoeiro - Tranferindo o Santíssimo

IGREJA

Fazenda Camporez - Limoeiro

FAZENDA POVOAÇÃO

Limoeiro 2 Limoeiro 3 Limoeiro 4 Limoeiro

 

Contato com esta Comunidade:

Maria Inês Destefani Gueller

Rita

99958-9079

99986-8384