Pedregulho

 

 

 

CARO VISITANTE… AGUARDAMOS SUAS INFORMAÇÕES PARA COMPLEMENTAR A HISTÓRIA DESTA COMUNIDADE. (História, fotos, Famílias, coordenadas, etc.)

 Participe!

descubracastelo [at] gmail [dot] com

Situa-se a 18 KM da cidade de Castelo

 

Historia da comunidade:

Teve seu início por volta de 1905 com a chegada da familia Piassi.

A igreja foi construída em 1960 e foi escolhida como padroeira Nossa Senhora da Conceição, devido a devoção dos moradores da comunidade.A comunidade de Pedregulho esta localizada a 22km da Sede do município, para ter acesso a comunidade segue pela fazenda da Flores, passando pela comunidade de Apeninos e São Cristóvão chegando até Pedregulho.

Padroeiro da comunidade ,Nossa Senhora Imaculada da Conceição: Segundo conta a historia Nossa apareceu a varias pessoas confirmando a sua Conceição Imaculada, e após a proclamação do dogma pelo Santo Padre Pio IX, Maria Santíssima deu-se a conhecer em Lourdes e Bernardette Soubirous.
No Brasil imagem da Virgem da Conceição chegou em uma embarcação de Pedro Álvares Cabral. Ela representa Maria Santíssima de pé sobre o globo terrestre, tendo as mãos unidas em oração e os olhos voltados para céu, esmagando com seus pés uma cobra, símbolo do pecado original, ela tem cabelos longos e caído sobre o ombro e muitas vezes se apresenta com uma coroa real, com uma túnica branca e um manto azul. Foram os frades que foram os propagadores desta devoção que se espalhou de norte e sul pois existe cerca de 533 paróquias dedicada a Santa.
A lua que aparece quase sempre sob os pés da Senhora da Conceição simboliza a substancia passiva, que guarda em seu seio os raios de sol.Por esse motivo é também o símbolo de Maria, que guardou em seu seio Jesus, o Deus Encanado, a Luz Divina.

 

 

 

 

 

 

Contatos com esta Comunidade:

Luciene Piassi Gaburro

Marta Helena Piassi Orlandi

Cristiano Cipriano

99886-9697

 

99921-5144

 

 
Nessa terra, dentre outra famílias, moraram próximos, um do outro, três irmãos da família Piazzi: Francesco, Giovanni e Annibale (nomes corretos nas respectivas certidões de nascimento e/ou batistérios), no período entre cerca de 1922 a 1933, quando Annibale se mudou para Prosperidade…etc… depois norte do ES … Tantas imagens dessa bela localidade, contando apenas de Pedregulho com sua bela igreja, algumas páginas com imagens antigas, para o nosso livro – finalmente na reta final. PORÉM, aos primos que ali tiveram o privilégio de nascer, vivenciaram sua história e a contada por seus pais e avós …. POR QUE NÃO RESUMEM NUM PAPEL OS FATOS MAIS IMPORTANTES E VERDADEIROS – que fizeram chorar ou sorrir – E REMETEM A ESSE AUTOR, pois exatamente nessas semanas estou redigindo/ajustando os causos contatos ouvidos de nossos parentes nos últimos quase 30 anos; sim, mas com tantas lacunas que poderiam ser preenchidas e melhoradas! FICA aqui convite, contanto que seja num prazo máximo de até 30 dias… Abraço fraterno a todo/as e parabéns a quem teve a ideia de criar essa comunidade. Hermógenes /// Projeto Pronac Minc 07 5316 – Uma Família Ítalo-Brasileira, lembrando que nossa obra estará congregando todos os núcleos Piazzi/Piassi do Brasil (ES/MG/SP/RS), 02 da Argentina, 01 dos EUA e 20 famílias que conheci/visitei/contatei na Itália, resultado de pesquisas além fronteiras do ES/Brasil, iniciadas em 1988 …mais de 5 mil descendentes, mais de 4 mil imagens, boa parte das viagens demonstradas, assim também a reconstituição histórica e comprovação de como foram descobertas as origens na Itália de quase todos os respectivos núcleos … coisa do "arco da velha".Peço oração e força a todos e caso tenha história pitoresca de sua família na memória (dos personagens citados na inicial, seus filhos e netos, além dos do Ernesto que ficou em Alfredo Chaves), podem me escrever pelo e-mail: hpiazzi [at] yahoo [dot] com [dot] br"