São Manoel

 

CARO VISITANTE… AGUARDAMOS SUAS INFORMAÇÕES PARA COMPLEMENTAR A HISTÓRIA DESTA COMUNIDADE. (História, fotos, Famílias, coordenadas, etc.)
 
 Participe!
 
descubracastelo@gmail.com
 

 

 

Padroeiro da comunidade, Nossa Senhora do Rosário: Certo dia São Domingos rezava em sua cela , apareceu – lhe a Virgem Maria sobre uma nuvem luminosa e ensinou-lhe um método de oração garantindo-lhe que daria resultados maravilhosos. Assim surgiu a devoção ao Rosário, composto sob orientação da Rainha do céu e que em pouco tempo trouxe de volta ao seio da Igreja inúmeros pecadores.
A consagração definitiva do Rosário por ocasião da famosa batalha naval de Lepanto, ganha pela Cristandade a 7 de Outubro de 1571. Enquanto a armada crista lutava desesperadamente contra os turcos, o povo em Roma rezava a oração ensinada pela virgem Maria. (…) Pio V insistiu a festa de Nossa Senhora das Vitórias , cujo nome foi mudado para nossa Senhora do Rosário pelo seu sucessor, o Papa Gregório XIII, que reconheceu no Rosário a arma da Vitória. No século XIX todo mês de Outubro foi dedicado pela Igreja Católica a esta piedosa oração.
No Brasil a devoção ao Santo Rosário foi trazida pelos missionários e logo se espalhou: principalmente entre os escravos que acham as orações mais simples e populares, as orações era o Pai-Nosso e a Ave-Maria. Eles usavam o rosário pendurado no pescoço e depois dos trabalhos do dia reuniam-se em torno de um “tirador de reza” e ouvia-se no interior das senzalas, o sussurrar das preces dos escravos. (…)
Maria se apresenta geralmente sentada, com o divino Filho sobre seu joelho esquerdo e segurando um rosário com a mão direita. Como a maioria das efiges da Senhora do Rosário obedece ao estilo barroco, sua vestimentas possuem planejamentos ondulantes e com ornamentos dourados.roeiro da comunidade, Nossa Senhora Aparecida: A invocação de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, data do século XVIII e se prende a uma histórica visita do governador das províncias de São Paulo e Minas Gerais, Dom Pedro de Almeida, ao vale do Paraíba.
No ano de 1717, este fidalgo, dignificado com o titulo de Conde de Assumar, passou pela Vila de Guaratinguetá, em direção as Minas Gerais e a Câmara da cidade promoveu em sua homenageada um lauto banquete. A fim de maior fatura a mesa do Governado, os edis ordenaram os pescadores locais que lhes trouxeram todo o peixe que pudesse pescar. (…)
Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso foram os primeiros que tomaram uma canoa e lançaram suas redes no porto de Itaguaçu (rio Paraíba), mas sem nenhum resultado. Tentaram uma segunda vez, próximo a Guaratinguetá e com muita supreza pescaram uma imagem de Nossa Senhora, mas sem cabeça. Lançando as redes outras vezes mais baixo no rio, encontraram a cabeça da mesma efinge.
Felipe Pedroso, muito religiosos, conservou a Santa em sua casa durante 15 anos e quando se mudou para Itaguaçu deixou a com seu filho Atanásio, que construiu para a Senhora um oratório, onde se reunia toda vizinhança para rezar (…).
Em 1743, o vigário de Guaratinguetá pediu licença ao bispo do Rio de Janeiro para construir uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora com doações dos romeiros, porem a procura pela capela foi enorme, vindo visitantes de todo país que posteriormente foi preciso se construir uma igreja maior. Em 1904 o Bispo Dom Jose de Camargo Barros colocou sobre a imagem uma coroa de ouro e pedras preciosas doada pela Princesa Isabel.
Em 1930, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil pelo papa Pio e desde de então o povo passou a organizar festas anualmente em sua homenagem.
Sua adoração se espalhou por muitos lugares, com aproximadamente 343 paróquias. Em vista a grande popularidade da Santa, resolveram erguer um templo para a Padroeira do Brasil, foi contratado os serviços do arquiteto Benedito Calixto para fazer o projeto da Basílica, construí as margens do rio onde a imagem da Santa foi encontrada.
É uma imagem de Nossa Senhora da Conceição preta ( pois a original era de barro cozido, escurecido pela longa permanência nas águas do rio), coberta por um manto ornamental grosso e bordado, que cobre a cabeça e seu corpo, deixando ver apenas o rosto e as mãos unidas junto ao peito, e na cabeça usa geralmente uma coroa imperial. (…)

 

Contatos com esta Comunidade:

Celio

Denílson

Deleon

Cláudia / Deusa

99946-6610

99976-2007

99917-6688 / 99917-4446

99918-3553/99917-4443

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
  • You may use these HTML tags: <a> <abbr> <acronym> <b> <blockquote> <cite> <code> <del> <em> <i> <q> <strike> <strong>

    Reload Image
    *

  • Comment Feed for this Post
  • Patrocinadores




Go to Top