DUAS HISTÓRIAS DISTINTAS

Uma miscelânea de pensamentos me cerca. Reflexo do feriado  repleto  de contatos e papos.

Minha tia carregada de misticismos, chega sempre com uma receitinha nova  para uma torção no joelho, um mal jeito nas costas. Por pouco uma curandeira, amassa uma folha aqui, enrola uma fita vermelha ali, importante dizer: tem que ser vermelha! E tudo será curado.

Fiquei chateada por não tê-la  acompanhado a um destino secreto e uma missão misteriosa que ela guarda desde sua infância. Este enigma  está num mapa que não é de pergaminho, nem é tátil, está guardado em sua memória. Diz respeito a um tesouro enterrado, um baú com joias, um valioso relógio de ouro, cortes  de casimira (tecido de alta qualidade ) só os endinheirados usavam, afora outras preciosidades.

Ela perpetua essa história para os filhos e sobrinhos inúmeras vezes, adoro ouvi-la e por mais que ela  a narre é sempre como se eu  estivesse ouvindo pela primeira vez.

Já falei demais,! Não posso adiantar muito a respeito, pois é um segredo de estado. Só para atiçar a curiosidade de meus leitores, afirmo que fica próximo a uma árvore.

Na época meu avô teve uma visão onde ele avistou uma luz intensa a pousar no local. Se eu disser mais, posso aborrecer minha querida Tia, e isso eu não quero:  Amor de Tia é tão verdadeiro!É um amor que não compete, ele simplesmente flui como as águas calmas de um rio. Não devia!,Mas devo afirmar que o tesouro fica ás margens do rio.

Minha filha sempre me pega para estudar história. Assunto de prova! Fascismo e Nazismo, foi o último tópico estudado. Sair de uma história tão idílica para outra tão hedionda.

Fico consternada em saber como os judeus foram massacrados, dizimados ao longo da história. Um povo com sua religiosidade de mais de três mil anos, intelectuais, comerciantes, bancários, artesãos , que prosperavam  sem o ônus do pecado, pois não havia cartilha alguma dizendo   aos judeus que enriquecer era ilícito. Vieram as cruzadas, a inquisição e por fim o holocausto . Como se vê :Hiitler não foi o único genocida de Judeus a pairar pela terra.

Quantas batalhas,  guerras, intolerância, para mostrar soberania: territorial,social, religiosa, étnica,econômica e cultural.

Será que  se nos dias atuais, surgir um líder dogmático e louco  como Hitler, o povo o seguirá!? Será!? Que horror! Levando em conta  que a 1° e 2° guerra mundial em tempos históricos são muito recentes… assusta!

Duas histórias distintas. Fico com a primeira ; um baú recheado de ouro,  soterrado embaixo de uma árvore  próxima a um rio. Nessa expedição ,em busca de um tesouro perdido mergulharei de cabeça.  Irei a caráter, com uma indumentária a lá Indiana Jones, detetive,  Jacquies Costeau? Sei lá!

É  melhor a ingenuidade! A fantasia ! e principalmente a fé da criança. Com fé podemos crer num mundo mais digno e tolerante. (Marluce Peisino)