Escola Pública de Castelo Vence Jogos Estaduais Pela Sexta Vez Consecutiva

 

 

Escola Pública de Castelo Vence Jogos Estaduais Pela Sexta Vez Consecutiva

Dez meninas estudantes da quinta à oitava série da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Felinto Martins, de Aracuí, participaram entre os dias primeiro e cinco de agosto no SESC, em Guarapari, das “Olimpíadas Escolares do Espírito Santo”, na categoria infantil. Elas têm entre 12 e 14 anos, e foram acompanhadas pelos Técnicos Marco Aurélio Nunes de Salles, o Marquinho, Wiara Ferreira Silva e Kharla Pícoli Scolforo Gouvea.

Esse é o sexto ano consecutivo que a Escola vence o Campeonato Estadual, e vão representar o Espírito Santo no Campeonato Brasileiro. No primeiro jogo, contra a equipe de Muniz Freire, as meninas do Felinto Martins venceram por 7 a 1. No segundo jogo, a equipe do Felinto Martins venceu por 8 a 0 a equipe de Alto Rio Novo. No terceiro jogo, as meninas castelenses derrotaram o Baixo Guandu por 3 a 1. Na semifinal, a equipe do de Castelo venceu o Darwin de Linhares por 4 a 0, e na final, derrotou o COC, de Vila Velha, por 5 a 2.

"Esse evento é muito maior do que imaginamos, só quem participa sabe, por ser uma escola do interior no Estado, e vencer por seis anos consecutivos. É de fundamental importância estar participando, porque as meninas têm oportunidades que não teriam, senão fossem os jogos, como viajar de avião, e conviver com várias classes sociais diferentes, além de evitar que entrem no mundo das drogas. As meninas são muito educadas e comportadas, o que nos orgulha muito", disse Kharla Pícoli Scolforo Gouvea, funcionária da Escola, mãe de duas jogadoras e técnica nos jogos.

A Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Educação, ofereceu alimentação e transporte às meninas, e a hospedagem ficou por conta do Governo do Estado. A Professora e Técnica, que acompanhou a equipe durante o evento, elogia a disciplina das meninas, e vê isso como uma das qualidades para o sucesso da equipe: “A escola entrou para a história dos jogos escolares estaduais ao conquistarem pela sexta vez consecutiva o campeonato de futsal feminino infantil. Não é uma, duas, três, quatro, cinco… são seis anos consecutivos e invictos. Enfrentamos escolas municipais, estaduais e particulares. Com a garra, responsabilidade, foco, força, fé, disciplina e muita vontade de vencer. A disposição, a disciplina, entendimento e a colaboração de uma equipe em quadra são mais decisivos que o brilho individual”, disse a professora.

A equipe é composta por Paola de Freitas, Luiza Pícoli, Leandra Santos, Thainara Torliz, Jaqueline Bernardo, Luciene Macedo, Suelen Denardi, Brenda Brandão e Nayla Coleta. Felinto Martins é a única escola pública, nesta modalidade, que se classificou. No terceiro ano em que foram campeãs, as meninas ficaram em terceiro lugar no Brasileiro, em Fortaleza, e dessa vez irão competir no próximo mês em Natal, entre os dias cinco e 14 de setembro.

 

Letícia Gava
Coordenadora de Comunicação
Prefeitura de Castelo
Tel: (28) 3542-6426 ou 8112-5138.