Folia de Reis Castelense

 

Folia de Reis Castelense Contemplada Por Edital da Secult

APDSC DIGITAL CAMERA

O grupo “Folia de Reis de Castelo", liderado pelo Sr. Astrogildo Cotta Minto, conhecido como "Nenzinho Cotta", acaba de ser contemplado com R$ 10 mil pelo Edital de Seleção de Projetos da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O resultado foi publicado nesta terça-feira, 26 de agosto, no Diário Oficial do Espírito Santo e contemplou além do grupo castelense, outros 19 grupos capixabas através da Seleção de Propostas Culturais e Concessão do Prêmio "Mestre Armojo do Folclore Capixaba – Edição 2014".

 

Foi com enorme alegria que Sr. Nenzinho recebeu a notícia na manhã desta quarta-feira, e cercado pelos filhos, netos e por um dos bisnetos, ele almoçou com a família, e fez questão de assistir ao vídeo que deu a ele o prêmio. No documentário, imagens de apresentações em diversas comunidades. "Começamos ainda crianças, meu pai era mestre folião, e antes dele falecer ele pediu que quando morresse era pra gente não deixar o grupo acabar. Isso há 58 anos. Segui o caminho dele, arrumei meus companheiros, e tudo que arrecadamos em dinheiro, bezerros, leilão, entregamos às entidades de Castelo e às Igrejas. Visitamos muitos lugares, e quando termina a Folia de Reis, a gente ganha muito dinheiro e prêmios", disse Sr. Nenzinho, dizendo ainda que não sabe o que vai fazer com o dinheiro da premiação.

 

Só podiam participar da concorrência mestres de grande experiência e conhecimento nos saberes e fazeres tradicionais, dedicados às expressões folclóricas, com reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam, participação comprovada em atividades folclóricas há no mínimo 20 anos. Ao todo 43 pessoas participaram do edital e 20 foram contempladas.

 

“Reconhecendo o grande valor cultural da cultura popular no município, a Società Italiana fez a inscrição do Sr. Nenzinho Cotta, no edital da Secult, para valorizar estes mestres da cultura popular, é fundamental para manter viva as nossas tradições. Ficamos orgulhosos e felizes pelo reconhecimento do Governo do Estado, do nosso mestre de folia para a cultura popular de Castelo”, ressaltou a Presidente da Società Italiana di Castelo, responsável pela inscrição no concurso, Linda Melo.

 

Agora, o Sr. Nenzinho Cotta tem até o dia cinco de setembro para apresentar a documentação listada exigida no edital para só então conseguir receber o prêmio em dinheiro. Mas para a família, a parte mais importante não foi a premiação, e sim os momentos de união na elaboração do trabalho.

 

“Fizemos esse registro que vai além da participação. Depois do convite da Linda Melo, além de um outro convite que recebemos, do Valmir Magnago, para participar, desenvolvemos o documentário para guardar como registro do papai, que já tem idade avançada. Foram domingos cheios de felicidade, com a família unida, quando chegamos a colocar três computadores para trabalhar simultaneamente”, Disse Maria Luiza Cotta Zanardo, filha de Sr. Nenzinho, que é aposentada.

 

Além do Sr. Nenzinho, outros oito castelenses participam do grupo “Folia de Reis de Castelo”. São eles: Nilson Paneto, Paulo Augusto, Antenor, Luiz Pariz, José Zuim, Archilau Nicoli, Zé da Silva e Matusalém. O grupo já fez apresentações em diversas partes do Estado, além de todo interior de Castelo. É um grupo completo, mas que aceita novos membros para acompanhar as apresentações, que acontecem do fim do mês de novembro até o fim do mês de fevereiro, quando são realizadas as entregas dos prêmios doados pelos moradores das casas visitadas.

 

Conheça os 20 contemplados através da Seleção de Propostas Culturais e Concessão do Prêmio "Mestre Armojo do Folclore Capixaba – Edição 2014":

 

1) Anízio dos Santos Bento.

2) Antônio Ramos dos Santos.

3) Astrogildo Cotta Minto.

4) Antonio Raimundo da Silva.

5) Francisco Gomes Amado.

6) Geralda de Paula Bertolina Silva.

7) Leodonio Gomes dos Santos.

8) Umberto Soares dos Santos.

9) Rogério Sarlo de Medeiros Filho.

10) Alcebiades Milton Cabral.

11) Olival Graça.

12) Daniel Augusto Borges.

13) Darcy Ivo.

14) Doracy Vieira Gervasio.

15) Eduardo Silva Filho.

16) João Ramos de Souza.

17) José Luiz Barros.

18) Rogério Vieira Machado.

19) Terezinha de Jesus de Oliveira Francisco.

20) Adauto Francisco Gomes.