Alunos Conhecem a História dos Índios Puris Coroados na Gruta do Limoeiro

 

Oca, cocar, chocalho, panela de barro, pilão, arco e flecha, cuia, balaio de bambu, sementes e vestimentas. Tudo isso está exposto no Centro de Visitantes da Gruta do Limoeiro, localizado no Distrito de Limoeiro, interior de Castelo, com objetivo de, no mês do índio, contar a história dos Puris Coroados, tribo indígena que viveu na região.

Uma programação especial em homenagem ao “Dia do Índio”, que é comemorado em todo o país no próximo dia 19 de abril. A primeira escola a participar da programação, foi o Centro de Educação Fundamental Coopeducar, de Venda Nova do Imigrante, que levou 30 alunos, com idade entre sete e 10 anos, para passar a tarde desta quinta-feira, dia três de abril.

Durante a visita todos os alunos usaram cocar e tiveram os rostos pintados. A programação começou no “Memorial da Gruta”, onde a Turismóloga e Guia Turística, Bianca da Silva Rodrigues, contou um pouco da história e das características dos Puris Coroados. “Esses índios eram distinguidos como mansos e habitavam as regiões do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 1979, o renomado arqueólogo Celso Perota, conduziu trabalhos de escavação arqueológica no local e encontrou fósseis e outros vestígios da presença humana datados de 5.000 anos atrás”, explicou a Turismóloga aos alunos que ficaram atentos e surpresos com as informações.

Em seguida as crianças se divertiram tirando fotos na tapadeira com a figura de um índio desenhada, entraram na reprodução de uma oca, conheceram os adereços indígenas que estavam expostos e participaram de diversas brincadeiras.

A aluna, Isabela Pereira, que tem descendência indígena se caracterizou com os adereços do local e se transformou numa índia perfeita, sendo elogiada pelos coleguinhas. “Estou adorando estar aqui, um universo mágico e cheio de coisas interessantes. Estou me sentindo numa verdadeira tribo indígena. Chegando em casa vou contar tudo para os meus avós, que são descendentes de índios, e acho que eles também vão ficar super contentes”, disse a linda Isabela, de nove anos.

A professora que acompanhou a turma, Karem Hamer, disse ter ficado muito satisfeita com tudo que viu. “Estamos estudando arqueologia na disciplina de Estudos Sociais e participar dessa programação com certeza vai acrescentar muito no aprendizado dessas crianças”, comentou a professora da escola de Venda Nova do Imigrante.

No final da programação os estudantes colocaram os capacetes, pegaram as lanternas e, acompanhados da Guia Turística, foram conhecer o interior da Gruta do Limoeiro, um passeio que teve duração de 40 minutos e que deixou os estudantes eufóricos com tudo que viram.

A visitação acontece de terça a domingo, das nove às 16 horas, com programação especial para as escolas em decorrência do mês do índio. Porém, devido ao grande número de interesse dos municípios vizinhos, a programação vai se estender também durante todo o mês de maio. "Já temos agendadas escolas dos municípios de Vargem Alta, Muniz Freire, Alegre e também algumas outras do Norte do estado e da Grande Vitória já fizeram contato para viabilizar agenda. Isso nos motivou a estender a programação até o mês de maio", informou uma das organizadoras da programação, Maria Destéfani Bruneli.

Interessados em agendar visitas devem ser agendadas de segunda a sexta-feira, entre sete e 13 horas, através do telefone da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (28-3542-8532) ou, de terça a domingo, entre nove e 16 horas, pelo número do Paiol da Gruta (28-99986-1542).