VAI VEM

 

 

 

CARO VISITANTE… AGUARDAMOS SUAS INFORMAÇÕES PARA COMPLEMENTAR A HISTÓRIA DESTA COMUNIDADE. (História, fotos, Famílias, coordenadas, etc.)

 Participe!

descubracastelo [at] gmail [dot] com

Vai-Vem 3
Padroeiro da comunidade, Nossa Senhora Aparecida: A invocação de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, data do século XVIII e se prende a uma histórica visita do governador das províncias de São Paulo e Minas Gerais, Dom Pedro de Almeida, ao vale do Paraíba.

No ano de 1717, este fidalgo, dignificado com o titulo de Conde de Assumar, passou pela Vila de Guaratinguetá, em direção as Minas Gerais e a Câmara da cidade promoveu em sua homenageada um lauto banquete. A fim de maior fatura a mesa do Governado, os edis ordenaram os pescadores locais que lhes trouxeram todo o peixe que pudesse pescar. (…)

Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso foram os primeiros que tomaram uma canoa e lançaram suas redes no porto de Itaguaçu (rio Paraíba), mas sem nenhum resultado. Tentaram uma segunda vez, próximo a Guaratinguetá e com muita supreza pescaram uma imagem de Nossa Senhora, mas sem cabeça. Lançando as redes outras vezes mais baixo no rio, encontraram a cabeça da mesma efinge.

Felipe Pedroso, muito religiosos, conservou a Santa em sua casa durante 15 anos e quando se mudou para Itaguaçu deixou a com seu filho Atanásio, que construiu para a Senhora um oratório, onde se reunia toda vizinhança para rezar (…).

Em 1743, o vigário de Guaratinguetá pediu licença ao bispo do Rio de Janeiro para construir uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora com doações dos romeiros, porem a procura pela capela foi enorme, vindo visitantes de todo país que posteriormente foi preciso se construir uma igreja maior. Em 1904 o Bispo Dom Jose de Camargo Barros colocou sobre a imagem uma coroa de ouro e pedras preciosas doada pela Princesa Isabel.

Em 1930, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil pelo papa Pio e desde de então o povo passou a organizar festas anualmente em sua homenagem.

Sua adoração se espalhou por muitos lugares, com aproximadamente 343 paróquias. Em vista a grande popularidade da Santa, resolveram erguer um templo para a Padroeira do Brasil, foi contratado os serviços do arquiteto Benedito Calixto para fazer o projeto da Basílica, construí as margens do rio onde a imagem da Santa foi encontrada.

É uma imagem de Nossa Senhora da Conceição preta ( pois a original era de barro cozido, escurecido pela longa permanência nas águas do rio), coberta por um manto ornamental grosso e bordado, que cobre a cabeça e seu corpo, deixando ver apenas o rosto e as mãos unidas junto ao peito, e na cabeça usa geralmente uma coroa imperial. 
Vai Vem