Vandalismo Danifica Semáforos de Castelo

 

Dois semáforos completamente destruídos e um danificado. Este foi o resultado do vandalismo praticado por volta das 23 horas e 30 minutos desta quarta-feira, dia 22 de janeiro, em Castelo. Delson Andreon, lavrador que, de acordo com informações da Polícia Militar de Castelo, dirigia alcoolizado, acelerou por diversas vezes o veículo Ford F4000 placa MOY 2438, contra os suportes dos semáforos da Avenida Nossa Senhora da Penha, na intenção de danificá-los. Ao perceber a ação, um estudante que passava pelo local no momento acionou a PM por telefone.

“O motorista dava ré com a camionete e acertava os postes que seguram os semáforos. Tinha gente na rua nesse horário ainda, ficamos apavorados, o seguimos e avisamos à polícia. Segundo informações que tivemos em seguida, ele bateu o carro na fuga”, informou o estudante de 24 anos, que prefere não se identificar.

De acordo com o boletim de ocorrência da PM, quando os policiais chegaram ao local, o motorista não atendeu ao pedido para que descesse do carro, e ainda fugiu em alta velocidade, realizando manobras perigosas. Na Rodovia Pedro Cola, na altura do Distrito de Limoeiro, as viaturas da Polícia Militar conseguiram interceptá-lo, e o motorista ainda tentou reagir à prisão, ameaçando os policiais.

O veículo do acusado foi removido para o pátio do DETRAN. Após o teste do bafômetro, ficou constatado que o motorista estava alcoolizado. O lavrador foi encaminhado ao DPJ de Cachoeiro, e poderá responder pelos crimes de Dano ao Patrimônio Público, Desacato à Autoridade, e por dirigir embriagado.

A população ficou assustada com o que viu. Foi o caso da moradora de Alto Moledo, Vandelci Gonçalves da Silva: “Vim visitar a minha mãe ontem e fiquei surpresa com a situação, já que moro há 25 anos fora de Castelo e aqui, nunca tinha presenciado isso”. O Balconista, Raul Ungarato, ficou preocupado com a situação do trânsito: “Os semáforos fazem falta. Sem eles aumenta a possibilidade de acidentes. Achei uma falta de respeito”. Houve quem pensasse além: “Os sinais são um bem público, da cidade. É o nosso dinheiro sendo estragado assim”, disse Neusa Tiengo Fardim, que é Lavradora.

O vandalismo praticado na maior avenida da cidade trata-se de crime e a Prefeitura de Castelo já está tomando providências em relação ao fato. “Este foi um crime de dano ao Patrimônio Público. Já estamos tomando as medidas judiciais cabíveis, com pedido de indenização, fazendo inclusive com que a pessoa que cometeu os atos de vandalismo arque com as despesas do conserto dos semáforos danificados”, informou o Prefeito de Castelo, Jair Ferraço.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos pede cautela aos motoristas e pedestres que transitarem pela Avenida Nossa Senhora da Penha nos próximos dias até que cheguem os novos semáforos já comprados para substituir os que foram danificados. O órgão já solicitou ajuda da Polícia Militar para colaborar na organização do trânsito durante este período.

Letícia Gava