Gruta do Limoeiro

 

 

 

DCIM101GOPRO

INFORMAÇÕS GERAIS

Situada a 15 quilômetros do centro de Castelo, possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível.

A entrada da Gruta possui um paredão superior com 30 metros de altura com uma garganta de 40 metros de largura com 6 metros de altura. Alem disso no local existe uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que serve de inspiração para os devotos que vão até a Gruta rezar. Na gruta também existe fontes de água e morcegos, além de abrigar pedras e galerias de rara beleza em seu interior, e logo à sua entrada está à pedra mais conhecida, que foi batizada como Pedra do Sino, devido ao seu formato e som metálico que produz, quando tocada.

HISTÓRICO

Em 1984 foi tombada como Patrimônio Histórico do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura, através da Resolução 01/84. Considerada um sítio arqueológico, foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo(Ufes) e coordenada pelo antropólogo Celso Perota,

Celso Perota 8

encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios. No período colonial teria sido habitada por tribos de índios Puris.

Apesar das muitas lendas que cercam a Gruta, o espanhol José Lacerda organizou uma caravana científica destinada a descobrir os mistérios da gruta no ano de 1904. Ao chegar ás proximidades, num monte com elevação entre 70 e 80 metros de altura, encontrou passagens formadas por blocos de granito, em forma de ossos, ligados por escumalhos que formavam colunas que constituíam áreas de pedras em furnas e viadutos. Pelas formas, José Lacerda concluiu que o local recebera um vulcão extinto, também pelos corpos esponjosos existentes, que indicavam a presença de lavras petrificadas.

COMO CHEGAR ATÉ A GRUTA?

O acesso a gruta é feito por asfalto de bom estado de conservação.

A Gruta do Limoeiro possui visitas monitoradas por agentes capacitados, por meio de agendamento ou atendimento espontâneo entre 9h e 16h, tendo como referência o empreendimento “Paiol da Gruta”. O Paiol da Gruta abriga a central de agendamento das visitas à gruta, além dos condutores turísticos devidamente identificados. Lá também é encontrado o que de melhor a região tem para oferecer em produtos agrícolas, agroindústria e artesanato.

 

Agende sua visita através do telefone (28) 9986 1542.

Distâncias em Km:

– 15Km: Saindo da sede do município seguindo a Rodovia Pedro Cola (sendido Venda Nova do Imigrante) ate a comunidade de Limoeiro, onde a gruta fica localizada.

*Existem várias placas de sinalização indicando a chegada e o caminho ate a gruta.


Gruta do Limoeiro, muita história pra contar…

 

MEMORIAL

 

INAUGURAÇAO DO CENTRO DE VISITANTES 

 

FOTOS DO LOCAL  EM 18/07/2013