EXCELENTE INICIATIVA….

Intercâmbio

 

        Um total de dez alunos do ensino fundamental II e ensino médio, com idades entre 14 e 17 anos, do Colégio Expoente de Castelo, estão arrumando as malas para participarem de um intercâmbio nos Estados Unidos, na escola Sissonville High School, localizada na cidade de Charleston, no Estado de West Virginia. Além dos adolescentes, vão compor a comitiva três professores, três pais de alunos e também o Governador do Rotary Clube do Espírito Santo, que é castelense. A viagem, marcada para o próximo dia 15 de março, terá duração de 11 dias.

“Estamos muito contentes, esta é uma oportunidade única, a primeira de muitas que virão, já que agora pretendemos ir para o exterior uma vez por ano, e receber os alunos de lá, uma vez por ano também. Isso é bom, não apenas para o Colégio Expoente, mas também para outras escolas de Castelo, já que abre oportunidades para o município. Não é somente um intercâmbio, vai abrir portas para mestrado e até doutorado no exterior”, informou Eliene Calvi, diretora do Colégio Expoente.

Aprendizado nas áreas escolar, cultural e esportiva, estão entre os objetivos do intercâmbio, onde alunos, professores e pais, ficarão hospedados em casas de famílias de alunos da escola e em um centro de convivência da escola americana. No cronograma da viagem, além dos estudos, estão agendados atividades escolares, passeios na Casa Branca, no Memorial Martin Luter King, entre outros. 

O idealizador da viagem foi o castelense que é Governador do Rotary Clube do Espírito Santo, Agostinho Ferreira Machado, conhecido como “Professor Machadinho”, foi o idealizador da viagem. “No mundo globalizado em que vivemos, o momento ideal para alertar os jovens sobre a globalização é no banco da escola. A segunda melhor maneira é levar o aluno para vivenciar essa diversidade de culturas, línguas e de rotina de vida”, disse o castelense que foi o idealizador da transformação em "irmãs" das escolas Colégio Expoente de Castelo e a Sissonville High School e a Partners Of The American. 

Entre os alunos o clima é de total expectativa. “É a primeira vez que vou para fora do país, e espero conhecer pessoas que falam outro idioma. Uma oportunidade ímpar de poder ir para um local no exterior, com um clima diferente“, disse Rafael Rocha Mion, que estuda no terceiro ano do ensino médio, e vai sem a companhia dos pais para os Estados Unidos. Já Wellerson Araújo Machado, de 13 anos, vai acompanhado da mãe. “Essa vai ser a primeira vez que saio do Brasil. Lá vou ter oportunidade de conhecer como são as escolas, o modo de vida, a segurança do país, ter oportunidade de estar em um lugar de clima diferente, lá é bem frio”, contou o aluno, que estuda no 8º ano.

Para alguns o intercâmbio será a primeira oportunidade de viagem ao exterior. “Lá vamos frequentar as aulas, ficar na casa de americanos, vivenciando a realidade deles, e isso me deixa nervosa, ansiosa, por não saber exatamente como vai ser”, comentou a aluna do 9º ano, Marina Tosi Torres, que tem 14 anos. Seu colega Gianluca Nemer Zanetti, também do 9º ano, já viajou outras duas vezes para o exterior. Esta será a terceira vez que vou para os Estados Unidos. Mas dessa vez é sem minha família. Assim vou ter que usar mais o inglês, vai exigir mais de mim, o inglês que aprendo aqui, vou colocar em prática lá”, informou o estudante, de 14 anos.

Será uma oportunidade de novas experiências também para os pais dos alunos, que estão ansiosos indo ou não na viagem. “Está tudo dentro do planejado, com expectativa de melhor aproveitamento possível. Gostaria de ir, mas não posso me ausentar do trabalho, mas tenho certeza que será ótimo para ele”, disse a mãe de Rafael, Maria Helena Mion Barbiero, contando que será uma saudade compensadora. “Eu já fui para o exterior, mas é a primeira vez do meu filho. Dessa vez vou visitar a Casa Branca, e conhecer a faculdade”, comentou Silvana Araújo de Oliveira Machado, dona de casa, mãe de Wellerson, que vai acompanhar o filho na viagem.

A retribuição do intercâmbio aqui no Brasil vai acontecer no segundo semestre, quando alunos da escola americana Sissonville High School, virão para Castelo no mês de outubro, e ficarão hospedados nas casas de pais de alunos, que queiram hospedá-los, durante um período de 15 dias.

 DSC00623

Letícia Gava
Jornalista
Coordenadora Geral de Comunicação
Prefeitura de Castelo – ES
Tels: (28) 3542-6426 ou 98112-5138.