CONTATE-NOS

A Padroeira da comunidade é Nossa Senhora da Penha: Por volta de 1434, certo monge francês sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que lhe apareceu no topo de escarpada montanha, cercada de luz e acendo para que ele fosse procura la. Simão Vela, assim se chamava o monge, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra, até que um dia teve indicação de uma localização e para lá se dirigiu. Após 3 dias de intensa caminhada e escalado penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto

dele uma formosa senhora com seu filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava, auxiliado por alguns pastores da região, consegui achar a imagem que avistara em sonho. (…)

Como quase todos os títulos da Virgem Maria, registrados no Brasil no período Colonial, o culto a Nossa Senhora da Penha, foi trazido por marujos portugueses e aqui tomou grande impulso, devido a devoção dos lusitanos emigrados que transpuseram para a nossa pátria os seus costumes e devoções (…).
A historia e a lenda de Nossa Senhora da Penha de Vitória no Espírito Santo, são ainda mais antigas que a de São Paulo. Em Maio de 1535, em terra espírito-santense, onde se podia ouvir os gritos dos papagaios, e o barulho das folhas da imensa mata.(…)
Entre os missionários que ali chegaram durante o regime das capitanias hereditárias, estava o Frei Pedro Palácios, onde trouxe em sua bagagem um belíssimo painel de Nossa Senhora, este painel ainda existe no Convento da Penha em Vila Velha, (…). Certo dias os devotos não encontraram o Frei e nem o painel, e saíram na buscas dos mesmos, ao encontrarem Pedro Palácio no alto do monte contou que o painel havia desaparecido da gruta onde ficava guardo, o encontrado no cume do onde. O desaparecimento do painel ocorreu duas vazes, e a partir daí foi construída a Igreja da Penha, e posteriormente foi construído um convento da ordem dos franciscanos.

Contato com esta Comunidade:

José da S. Félix –  Aylson      99967- 0886