Semana de Comemoração do 24º Encontro da Cultura Afro-Castelense

 

Maria Mota Ribeiro, a Dona Marley, que é Presidente de Honra do Movimento Negro Castelense, falou sobre os objetos expostos no Centro Cultural: "Temos panelas das famílias Celin e Cantarela, Mota e Ribeiro, utilizadas há mais de cem anos. Um xale de 113 anos, que foi da minha avó, herdado da minha tataravó. Um relógio das famílias Pires Martins. Sabemos que hoje os jovens, as crianças não tem mais acesso às coisas que foram utilizadas naquela época, tudo manual, e não sabem a utilidade dos objetos, essa exposição traz conhecimento para os mais jovens", disse Dona Marley.Panelas de barro, ferro de passar a carvão, moinho de cana, bule, moedor de café. Tudo isto faz parte da Exposição do 24º Encontro da Cultura Afro-Castelense, realizada até a próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, na sala Artesanal do Movimento Negro Castelense, localizada no Centro Cultural e Turístico de Castelo. O horário para visitação é das sete às 17 horas.

O ponto alto do 24º Encontro da Cultura Afro-Castelense será no próximo sábado, dia 30 de novembro, no Castelão, onde acontecem apresentações de congada, danças afro, eleição da rainha e do rei Afro-Castelense, pagode com o grupo Samba-Êh, além da atração nacional: o cantor Leandro Sapucahy, vindo diretamente do Programa Esquenta da TV Globo. A festa tem entrada gratuita e conta com o apoio da Prefeitura de Castelo e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura.

O rei e a rainha Afro-Castelense serão eleitos, durante um desfile, que vai acontecer a partir das 20 horas no Castelão. Os candidatos devem ser maiores de 14 anos e descendentes de negros. As inscrições serão realizadas até a próxima quarta-feira, dia 27, na sala do Movimento Negro ou na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no Centro Cultural e Turístico de Castelo, das sete às 13 horas. Para se inscrever é necessário apresentar a cópia de um documento com foto e do CPF. Até agora 15 candidatos estão na lista.

A programação que se estende por dez dias, começou no dia 20 de novembro com uma missa em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”. Nesta terça, dia 26, a Câmara Municipal promove uma Sessão Solene no Espaço Cultural do Casarão da Fazenda do Centro.

Na sexta-feira, dia 29, as comemorações vão invadir a Quadra do Bairro Santo Andrezinho. A partir das 19 horas acontecem apresentações de capoeira e entrega de cordas com o Grupo de Capoeira do Movimento Negro Castelense e o Grupo Mocambos Capoeira de Cachoeiro, além de apresentação de Caxambu. 

(Letícia Gava)

mov negro

 

APDSC DIGITAL CAMERAAPDSC DIGITAL CAMERA