Agricultura Divulga Selecionados na 1ª Etapa do

“7º Concurso de Qualidade do Café de Castelo”

APDSC DIGITAL CAMERAAPDSC DIGITAL CAMERA

 

Entre as 139 amostras de cafés inscritas, foram selecionadas 32 amostras de cafés da categoria arábica e 16 da categoria conilon, sendo seis do tipo conilon descascado, e dez do tipo natural, pelos quatro provadores, que participaram da 1ª Etapa de Degustação e Classificação do Concurso de Qualidade do Café de Castelo. Os proprietários dos cafés classificados vão receber ainda essa semana, entre os dias 18 e 22 de novembro, a visita de uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, para uma nova coleta de amostra de café e inspeção das sacas reservadas para o lote de venda dos vencedores, que é uma exigência do Concurso.

A Segunda e última etapa de degustação e classificação do “7º Concurso de Qualidade do Café de Castelo” vai acontecer dia 28 de novembro, na Sala de Classificação e Degustação de Café, em frente ao Prédio do Centro Cultural de Castelo, a partir das nove horas da manhã. A previsão é que nessa segunda etapa participem cerca de dez degustadores do município, de municípios vizinhos e do Estado de Minas Gerais. A Sala vai estar aberta para visitação e acompanhamento dos participantes.

O Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, falou das notas altas das amostras dos cafés durante a classificação. “Não foi fácil selecionar esses cafés, pois a qualidade da bebida estava excelente. Os degustadores tiveram certa dificuldade por conta do padrão de qualidade que chegaram os nossos cafés”, comentou o Secretário, que parabenizou os cafeicultores pelo excelente trabalho.

A novidade para o evento deste ano é o número de premiados que antes era de apenas seis e agora passou para 12. O objetivo é estimular o interesse de todas as regiões do município. Para isso, a divisão da premiação será a seguinte: de 1º ao 6º lugar na Categoria Arábica; de 1º ao 3º na Categoria Conilon Natural; e de 1º ao 3º lugar na Categoria Conilon Descascado. Além da premiação em dinheiro, que vai variar entre 800 reais a quatro mil reais, os cafés premiados em 1º, 2º e 3º lugar vão ser comercializados com valores superiores ao de mercado, chegando a R$ 1.000,00 o valor da saca.

A Premiação do Concurso vai acontecer dia 13 de dezembro, às 18 horas, no Comercial Esporte Clube, durante um jantar festivo, com a presença dos participantes e autoridades. 

LISTA DOS CLASSIFICADOS 

Categoria – Arábica

Categoria – Conilon (Tipo Natural)

Antônio Casagrande

Antônio Zuim

Antônio Tomazini

Alex Fiorese Vettorazi

Ana Paula Garcia Abreu

Constantino Giore

Aldair José Modulo Pin

Francisco Fim

Carlim Altoé

José Fávero

Deusleste Cesconeto

João Diolino Fiorese

Deuza Orlandi Pinto

José Almir Fiorese

Diana Dias Spavier

Maria Valane

Domingos Savio lopes

Marciano Valane

Edineia Sartori Fiorese

Pedro Euzébio Fioreze

Ederval Sartori

 

Edgar Pires Sartori

Categoria – Conilon (Tipo Cereja Descascado)

Edson Pires Sartori

Arlindo Tiengo

Fabiano Tomazini Nalli

Arlindo Giore

Fátima Márcia Picoli

Francisco Olívio Fim

Genivaldo Benincá

Ivaldo Frossard

Genezio Tomaz Tomazini

Pedro Fim

Jose Leandro Romão

 

Jonas Sartori

 

Leonir Sartori

 

Luciana Aparecida Picoli Nall

 

Maria Aparecida Pin Nalli

 

Marco Antonio Nalli

 

Marciano Tomazini Nalli

 

Marco Antonio Tomazini

 

Marcio Adriano Nalli

 

Ozilio Fim

 

Roberto Modolo Pin

 

Rogério Sartori

 

Sergio Murilo Nalli

 

Valter Sartori