Idosos Castelenses São ‘Bi Campeões’ em Competição Estadual

 

 

      Gritos, apitos, aplausos, buzinaço e muita comemoração. Foi assim a recepção em Castelo dos 34 idosos do “Projeto da Terceira Idade”. Tudo isso, porque os vovôs e vovós trouxeram da cidade de Guarapari cinco títulos, além de medalhas e troféus de Bi Campeões na categoria Vôlei Masculino Adaptado para a Terceira Idade nos "Jogos Estaduais dos Idosos", realizados entre os dias 16 e 21 de outubro no SESC de Guarapari.

A calorosa recepção por parte de familiares dos idosos, Secretários Municipais e servidores do município aconteceu em frente à sede da Prefeitura, na tarde desta segunda-feira, dia 21 de outubro, e chamou a atenção de quem passava pela Avenida Nossa Senhora da Penha. Emocionados os atletas abraçavam a todos e agradeciam o reconhecimento.

Além do vôlei adaptado para a terceira idade, que foram campeões, os idosos competiram ainda em outras oito modalidades: natação, bocha, buraco, dominó, dama, dança de salão, atletismo e tênis de mesa. E subiram ao pódio outras quatro vezes: no Ping Pong, levaram a medalha de bronze, na Bocha, ficaram com a medalha de prata, na modalidade Dama, levaram a medalha de bronze, e no Vôlei Feminino Adaptado para a terceira idade, também ficaram com o bronze.

“Eu acompanhei os jogos e vi que os idosos honraram o nome da nossa cidade, e mais, que Castelo continua temido e destemido no esporte Capixaba. Foi uma experiência de vida ver a garra e a determinação dos atletas que lá estiveram compartilhando comigo um momento muito especial. Em nome da Prefeitura e por toda população castelense, só tenho a agradecer. É muito emocionante ver Castelo no topo. Parabenizo todos os atletas que lá estiveram”, disse o Secretário Municipal de Esportes, Henrique Frauches.

Além do Vôlei Masculino Adaptado para a Terceira Idade, os idosos ganharam em mais quatro modalidades: no Ping pong, levaram a medalha de bronze, na Bocha, ficaram com a medalha de prata, na modalidade Dama, levaram a medalha de bronze, e no Vôlei feminino adaptado para a terceira idade, também ficaram com o bronze.

“Aos 70 anos, sou o Capitão da minha equipe, e treinador da equipe feminina. Como os horários dos jogos masculinos coincidiram com o dos femininos, o Professor Alex treinou as mulheres e eu treinei os homens, jogando e orientando. Foi espetacular! Castelo é uma cidade respeitada e temida nos jogos, tanto é que nós conseguimos que as ‘meninas’, dentro de 15 equipes, ficassem em 3º lugar com o Bronze. Nós, entre dez equipes, ficamos com o Ouro, em primeiro lugar, que pra Castelo significa o Bi Campeonato. Foi excelente a participação”, disse orgulhoso Orlando Marques Melo, da equipe Masculina de Vôlei, sorridente ao lado da esposa, Maria Leônia Barbiero Melo, de 63 anos, que além de esposa do Técnico é Capitã da equipe feminina.

Enquanto posavam para fotos nas escadarias da Prefeitura, os vovôs e vovós atletas entoavam o hino que cantaram durante as comemorações nos jogos. A letra, escrita em 1967 lá nas Minas Gerais, pelo atleta Orlando Marques Melo, e adaptada para a equipe de Castelo, diz assim:

 

“Olha o baile iô, iô,

Olha o baile iá, iá,

É Castelo famoso, que acabou de chegar,

Olha a rapaziada, Oba!

Vem jogando com a mão,

As cortadas saindo, de encontro ao chão,

Olha que grande time,

Olha que perfeição!

É Castelo famoso,

Que eu trago guardado no meu coração!

É o bom, é o bom, é o bom!”.

Os idosos fazem parte do "Projeto da Terceira Idade", da Secretaria Municipal de Esportes. Ao todo, são cerca 150 “jovens da melhor idade” que participam do Projeto, acompanhados por quatro professores. E em breve os serviços prestados aos idosos serão ampliados com Fisioterapia na Água, e o Praça Saudável, que é um Programa do Governo do Estado.

Os atletas treinam duas vezes por semana, na modalidade vôlei, além de recreação nos Bairros Castelo III, Independência, Volta Redonda e Niterói e ainda participam da dança do “Ativa Castelo”, que agrega parte dos idosos.

(Letícia Gava)