Castelo Realiza Festival Literário
Contação de histórias, lançamento de livros, exposições, homenagens, declamação de poesias, café literário, e muito mais. Isso tudo faz parte do Primeiro Festival Literário de Castelo, que vai acontecer entre os dias 18 e 22 de novembro, no Centro Cultural e Turístico de Castelo e na Biblioteca Municipal Ciro Vieira da Cunha, o "Castelinho", homenageando o centenário do escritor Mário Morcerf. Além disso, no encerramento do Festival vai acontecer a entrega do Prêmio Novo Poeta, que busca incentivar a leitura e desenvolver a criatividade e a competência linguística dos participantes.
O evento, que vai contar com a participação de convidados de algumas escolas públicas e particulares do Município, escritores, e a sociedade em geral, está sendo organizado pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Marcos Lopes, Secretário Municipal de Turismo e Cultura, falou sobre a criação do evento: “Esse é o primeiro ano que acontece o Festival, onde vamos deixar o foco mais voltado para os autores castelenses, reunindo as pessoas ligadas à literatura e escrita de um modo geral, para discutir assuntos de todos os aspectos da literatura. A ideia é que a partir deste Festival, a gente consiga colocá-lo no nosso calendário cultural para que aconteça todo ano”, informou o Secretário.
“Nosso objetivo é trazer para os jovens a facilidade de acesso aos livros, como o meu que é de poesias, que é uma leitura rápida e de fácil assimilação, onde você entra na história e acompanha a emoção de quem escreveu, viaja dentro do texto”, disse a escritora Maria Lília Astori Zanuncio, autora do livro “Ao alcance da mão”, que será lançado durante o Festival. Maria Lília tem 62 anos, e é aposentada como Lavradora.
A organização do evento informou que espera a participação dos escritores nas mesas redondas, dos alunos na programação voltada para o público infantil e da sociedade de modo geral. "Vamos homenagear uma personalidade ligada à literatura, e para este ano escolhemos o Centenário de Mário Morcef, que foi um intelectual castelense da época. Então esperamos que todos participem e entendam a necessidade e importância de Festivais como esse no nosso Município”, disse Marcos Lopes, Secretário Municipal de Turismo e Cultura.
A expectativa é de que três mil pessoas participem dos cinco dias de evento, que tem o intuito de modificar o comportamento social diante da leitura, estimulando o hábito de ler e produzir literatura, valorizando escritores locais e envolvendo a comunidade escolar.
(Letícia Gava)