Foto: G1
IV Expedição Tropeira do Imigrante Chega a Castelo no Próximo Domingo (25)
Com objetivo de resgatar a história das tropas, que fazem parte da construção de várias regiões do Estado, a Associação de Agroturismo do Espírito Santo – AGROTURES, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, o INCAPER, o Instituto Rota Imperial e a Prefeitura de Castelo estão promovendo a “IV Expedição Tropeira do Imigrante”. Um evento que começou na última quarta-feira, dia 21 de agosto, com a saída das Tropas do município de Ibatiba, Sul do Estado, e vai até o próximo domingo, dia 25 de agosto, com a chegada dos Tropeiros na cidade de Castelo.
Mais de 40 pessoas de 17 municípios do Estado, e três integrantes de Minas Gerais estão participando da Expedição que já passou por Piaçu – Distrito de Muniz Freire, onde os integrantes da Cavalgada visitaram o “Museu Tropeiro” e participaram de uma Aulashow com o Chef de Cozinha, Ary Cardoso, que preparou um feijão tropeiro, comida típica das Tropas.
Nesta sexta-feira, pela manhã, os Tropeiros passaram por Conceição de Castelo, e na parte da tarde chegaram ao Casarão da Fazenda do Centro, interior de Castelo. No Casarão a partir das 16 horas, vai acontecer uma Moda de Viola e o famoso “Churrasco de Fogo de Chão”, uma tradicional cultura gaúcha utilizada pelos Tropeiros. A Expedição vai pernoitar na Fazenda do Centro.
No domingo, o último dia da Expedição eles descem e a chegada na sede do município de Castelo está prevista por volta das dez e meia da manhã. Eles vão passar primeiro nas exposições “Patas & Rodas” e “Raízes”, no Centro Cultural e Turístico de Castelo. Em seguida, os Expedidores vão participar da Festa Italiana, da “Società di Castello”, na casa de Shows de Castelo, Atalanta, onde será feita a recepção dos Tropeiros, apresentações de danças, almoço típico e eleição das Rainhas e Princesas Italianas de Castelo.