Abolição da Escravatura2

 

Movimento Negro Castelense Comemora os 126 Anos da Abolição da Escravatura

Palestra, celebração religiosa e feijoada fazem parte da programação organizada pelo Movimento Negro Castelense, em comemoração ao “Dia da Abolição da Escravatura”, que vai acontecer nos dias 13 e 14 de maio, próximas terça e quarta-feiras, nas dependências da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha em Castelo.

Na terça-feira, dia 13, dia em que se comemora a Abolição da Escravatura no Brasil, por ser o dia em que a escravidão foi extinta através da "Lei Áurea", assinada pela Princesa Isabel no ano de 1888, haverá uma missa, às 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha e em seguida, no pátio da igreja, vai acontecer uma apresentação de capoeira do “Grupo Movimento Negro Castelense” e será servida para todos os presentes uma feijoada, que é a comida típica da culinária brasileira desde a época da escravidão.

No dia seguinte, quarta-feira, dia 14, pela manhã e à tarde, cerca de 200 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Centro Unificado "Constantino José Vieira", vão participar da palestra com o tema “Abolição da Escravatura”, ministrada pela Gerente de Políticas e de Promoção da Igualdade Racial da Casa Civil do Estado do Espírito Santo, Renata da Luz. O evento vai acontecer no Salão do Centro Comunitário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, em dois horários: às nove e às 14 horas.

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é celebrar os 126 anos do fim da escravidão em nosso país. “Uma data como essa não pode passar em branco. O dia 13 de maio é muito importante, pois mudou a vida de muitas pessoas, tem um grande significado na história do nosso país e também em nosso município e merece ser comemorado”, disse um dos organizadores do evento e membro do Movimento Negro Castelense, João Carlos dos Santos.

(Letícia Gava)