FOTOS Artur Vargas Jr. | ||||
Contato: (28) 3542-3257 Email: pefg.iema@gmail.com |
HISTÓRICO
Criado em 31/10/60 como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual do Forno Grande em 1998, pela lei n° 7.528, objetivando a conservação da fauna e flora locais. O Parque Estadual do Forno Grande (PEFG) protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande, com 2.039m, compreendendo uma área de 730 hectares. O Parque, antes gerenciado pelo IDAF, está sob administração do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) desde setembro de 2007.
INFORMAÇÕES GERAIS
Uma parcela de 730 hectares da montanha compõe o parque, local de especial riqueza biológica, sobre o musgo das pedras, proliferam espécies raras de orquídeas e bromélias. Ali também vivem espécies de animais em extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro.No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300m, que segundo o pesquisador Augusto Ruschi, trata-se da maior floresta de altitude do mundo.
INFRA-ESTRUTURA
O Parque possui estrutura aberta ao público, com centro de visitantes e trilhas de fácil acesso. O centro de visitantes possui banheiros, bebedouros e coleções de fauna e flora.O parque ainda conta com um alojamento restrito para pesquisadores, com
camas, colchões, cozinha e banheiro.Não há camping ou lanchonete no interior do parque, mas há pousadas e restaurantes nas proximidades, que oferecem diversos serviços e áreas de lazer.
FAUNA E FLORA
O local possui grande riqueza biológica. Sobre os musgos das pedras proliferam espécies raras de orquídeas e bromélias. No local vivem espécies de animais em extinção, tais como a jaguatirica e o macaco mono carvoeiro.
COMO CHEGAR ATÉ O PARQUE?
O acesso ao Parque é feito por estrada de terra de bom estado de conservação.
Distâncias em Km:
– De Pedra Azul, passando por Alto Caxixe até o PEFG. 28km
– Do Trevo da Fazenda do Estado, passando pelo Caxixe Frio até PEFG. 23km
– De Cachoeiro, passando por São Paulinho do Aracê até PEFG. 77km
– De Castelo, passando pela Fazenda da Prata até o PEFG. 32km
– De Castelo, passando pelo Limoeiro até o PEFG. 42km.
*Existem placas de sinalização indicando o caminho.
TRILHAS
Essas trilhas cortam a Mata Atlântica e levam aos mirantes naturais nos pontos de elevadas altitudes, de onde se tem uma ampla vista panorâmica.
Trilha da Cachoeira
Nível de dificuldade: fácil |
Trilha da Gruta da Santinha
Nível de dificuldade: fácil |
Trilha dos Poços Amarelos
Nível de dificuldade: médio |
Trilha do mirante da Pedra Azul
VISITAÇÃO
Agendamento:
Todo o passeio deverá ser agendado com antecedência de pelo menos 24 horas (1 dia), e deverá ser sempre acompanhado por
um guarda-parque do IEMA.
Contato: (28) 3542-3257 Email: pefg.iema@gmail.com
Horário de funcionamento:
O horário de funcionamento é de 8:00h as 17:30h.
Atenção: O horário de saída para o passeio nas trilhas é as 9h da manhã e à 13:30h da tarde, não sendo realizada saídas em outros horários.
Tamanho máximo dos grupos: o passeio pode ser feito por grupos de no máximo 40 pessoas até a Cachoeira e a Gruta da Santinha, e de no máximo de 20 pessoas até os Poços Amarelos e o mirante.
Trajes e roupas: todo o visitante deverá trajando roupas leves e confortáveis, calça comprida e calçado fechado sem salto e com boa aderência ao solo.
Banho: o visitante poderá banhar-se nas cachoeiras e piscinas naturais e levar roupa de banho.
Lanches e água: o parque não possui lanchonete em seu interior, por isso recomenda-se que o visitante leve água e um lanche leve ou desfrute dos restaurantes localizados nas proximidades. As trilhas possuem pontos de água potável e bancos e mesas para contemplação, descanso ou lanche.
Outras atrações locais: aproveite a sua visita e conheça outras atrações locais próximas ao Parque.
NORMAS DE CONDUTA
Tire somente fotos, deixe somente pegadas, mate somente o tempo e leve apenas suas memórias.
Deixe cada coisa em seu lugar.
Permita aos outros visitantes apreciar o ambiente da mesma forma como você o encontrou. Resista à tentação de levar “lembranças” para sua casa. Deixe pedras, sementes, flores, entre outros, onde você os encontrou para que outros também possam apreciá-los.
Traga de volta o seu lixo
Leve um saco plástico para armazenar o lixo que for produzido dentro do parque e traga-o de volta após o seu passeio. Ajude a manter limpo o Parque Estadual do Forno Grande.
Faça silêncio no interior das trilhas
Respeite os animais e os outros visitantes, fazendo o mínimo de barulho dentro das trilhas. Aprecie os sons da natureza.
Siga as trilhas
Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas.
– não use atalhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das raízes e plantas inteiras.
Recado aos fumantes
Leve pote plástico para acondicionar as guimbas de cigarro, pois as mesmas podem provocar incêndio. Desfrute do ar puro e evite fumar no interior do parque.
É proibido….
Não é permitido acampar dentro do Parque e trazer animais domésticos. É proibido o consumo de bebidas alcoólicas e a retirada que qualquer material natural ou mineral do parque, tais como pedras, plantas, folhas, sementes, entre outros, sendo passível a penalidade ambiental.
FALE CONOSCO
Agendamento de visitas, denúncias e informações gerais
Tel: (27)3248-1156
Fax (27)3136-3470Endereço local:
Forno Grande, Zona Rural, Castelo. Espírito Santo. CEP
29360-000Endereço para correspondência:
E-mail: pepaz@iema.es.gov.br
Br 262, Km 0, s/nº, Jardim América,
Cariacica – Espírito Santo. CEP 29.140-500