Professora Castelense é Contemplada com "Prêmio Agrinho"
A Professora castelense da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Comunidade de Forno Grande, Geliane Silva Moreira, foi premiada pelo “Projeto Agrinho” em quarto lugar, entre os dez melhores na categoria “Experiências Pedagógicas”, com o Projeto “Valorização da Agricultura e do Espaço em que Vivem”, que fala sobre o trabalho no campo e faz uma relação de interdependência do campo com a cidade. O trabalho da professora foi desenvolvido dentro de sala de aula com a ajuda de alunos, durante a elaboração do projeto aconteceram “visitas de campo” em áreas rurais e urbanas. A premiação aconteceu no Serviço Social do Comércio – SESC, do município de Aracruz, no último dia quatro de dezembro.
O Programa Agrinho é realizado pelo SENAR-ES (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo) e a FAES (Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo) e abrange escolas municipais de todo o Estado em uma proposta pedagógica em busca do desenvolvimento social e sustentável dos alunos. Durante o evento foram premiados os três melhores trabalhos nas categorias de alunos de Educação Especial, alunos de 1º a 9º anos, as dez melhores experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores e três coordenadores municipais mais atuantes. Participaram cerca de 100 mil alunos e 4.361 professores de 52 municípios do Estado.
O tema do “Programa Agrinho 2013” foi “Saber e atuar para melhorar o mundo”, possibilitando o desenvolvimento de trabalhos nas áreas de cidadania, saúde, meio ambiente e consumo. Durante o ano foram distribuídos livros, cartilhas e revistas a professores e alunos das escolas participantes. Também foram realizadas capacitações para que os professores conhecessem a metodologia do programa e se tornassem aptos a desenvolver a dinâmica de trabalho do “Agrinho” em sala de aula. Com os debates em sala, os alunos puderam colocar em prática a criatividade, desenvolvendo ações afirmativas para melhorar a sua realidade.
Em Castelo, o Coordenador do “Programa Agrinho” é o biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Renato Pin, que participou do evento em Aracruz e falou sobre a importância dessa premiação. "O Programa Agrinho tem como objetivo estimular projetos focados na sustentabilidade dentro das escolas. Esse Projeto permite o envolvimento dos professores, alunos e da comunidade trazendo para todos uma relação forte com o tema desenvolvido”, comentou o Biólogo que também parabenizou o excelente trabalho desenvolvido pela professora contemplada com o prêmio.
"Fiz um projeto de acordo com a realidade em que vivemos, não tive muita dificuldade na elaboração. Fiquei muito feliz, foi emocionante ser contemplada diante de tantos bons projetos inscritos. Todos os meus alunos e familiares estão me parabenizando”, disse a Professora vencedora, Geliane Silva Moreira, que dá aula para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental.
Como prêmio a Professora recebeu uma televisão de LCD de 32" e um certificado de premiação. No próximo ano as inscrições para o “Projeto Agrinho” vão começar no mês de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no tel: (28) 3542-8516.
(Letícia Gava)