Atualmente não é difícil achar pessoas que compartilham do ideal de que,´´ Dinheiro não trás felicidade, mas ajuda.´´ E ter dinheiro representa status, poder, bens e pode significar a tranqüilidade que muitos tanto almejam.
E você, como se vê diante da questão dinheiro?
Seria solução ou problema para você ter 1 milhão de reais no banco?
Infelismente, desde de crianças, não fomos ensinados a administrar, as moedinhas que ganhamos do tio, a economia guardada no cofrinho e muito menos a mesada nos dias atuais.
Desde de cedo somos conduzidos a estudar artes, educação física, química, matemática, português e outras disciplinas importantes, mas para nossas finanças não há iniciativa que se proponha a ensinar como sermos financeiramente saudáveis.
Tudo isso parece besteira quando somos crianças ou adolescentes, mas é quando jovens e adultos que os problemas começam. Faça a experiência e observe, que a maioria das pessoas reclamam que o dinheiro apenas passa e que nunca sobra nada. Não pretendo me ater neste texto, na diferença salarial entre pessoas e sim na questão que é preciso, ´´tomar as rédeas´´ nas finanças.
Certamente que, com dívidas ou reservas de dinheiro, precisamos de conhecimento para gerenciar ambas as situações. Equilibrar desejos, necessidades e fazer boas escolhas podem ser bastante úteis.

Vamos ?!! Não corra o risco de ficar parado e a reclamar do seu salário.

Em poucas palavras, você vai precisar de: disciplina e planejamento.
1) Seja corajoso e faça um levantamento de suas receitas (ganhos), despesas e dívidas.

2) Faça registros e esteja atento, muito atento aos pequenos gastos.

3) Sobre as dívidas, procure negociá-las junto aos credores, seja honesto e claro sobre suas reais possibilidades.
Não se engane adiando dívidas, pois os juros com cartões de crédito e cheque especial são altos e merecem uma atenção especial. Se preciso for, utilize uma linha de crédito com juros mais baixos.

4) Outro detalhe interessante são as compras por impulso, talvez estejam sendo elas que estão comprometendo seu orçamento. Avalie bem se você de fato precisa, por exemplo, de comprar aquela blusa básica igual a da atriz da tv.

5) Poupe sempre. Há estudiosos que indicam 10% dos ganhos, mas particularmente entendo que se hoje é possível guardar apenas R$ 1,00 mensalmente, comece e vá aumentando o valor. Escolha um banco de sua confiança, abra sua poupança e mantenha sempre uma reserva para emergências.
Essa reserva poderá ajudá-lo muito no caso de uma eventualidade ou na compra de algum bem ou serviço.

6) Mantenha seu controle e planejamento e se organize para festividades em família,

aniversários e despesas extras de início de ano, como IPVA, matrícula/ material escolar e outros.

7) Reconheça seu verdadeiro esforço e certifique-se que seus familiares estejam cientes e engajados.

Ao adotar esses passos, você perceberá que dormirá mais tranqüilo, viverá mais feliz, com menos preocupações e com o seu dinheiro trabalhando para você.
Administradora indica – Autor: Gustavo Cerbasi

Livros: – Como Organizar sua vida financeira – Editora Campus
– Casais inteligentes enriquecem juntos – Editora Gente

Site: www.maisdinheiro.com.br

Saudações!

Lídia Maria Louzada Leite – Administradora – CRA/ES 13757