Castelo Se Prepara Para 23ª Festa Italiana
Pelo 23º ano consecutivo, a Società Italiana di Castello, SIC, promove a Festa Italiana de Castelo. Neste ano de 2013 o tema da comemoração é “Patas & Rodas”, que vai contar parte da história da imigração italiana iniciando dos antigos tropeiros através de uma belíssima exposição. A festa acontece de 18 a 25 de agosto e como nos anos anteriores, além das exposições, vai contar com muita animação no Campeonato de Boccia Feminino, Torneio de Tressete Masculino, Cortejo Italiano, Cavalgada dos Imigrantes, Desfile para escolha de Rainhas e Princesas, Missa e o Projeto Imigrantes, do Arquivo Público Estadual. Uma programação extensa programada minuciosamente pela Diretoria da SIC juntamente com dezenas de voluntários.
Para abrir a semana de comemorações, será celebrada uma missa, às nove horas da manhã de domingo, dia 18 de agosto, na Igreja Matriz de Castelo. Até dia 22 acontecem as partidas de jogos de Boccia e Tressete, sendo as finais de ambas competições na sexta-feira, dia 23, a partir das 18h e 30m no Comercial Sport Clube, onde serão conhecidas as três melhores duplas do XIX Torneio de "Tressette" e no Campo do Bar do Zecão, no Bairro Volta Redonda, as campeãs do XI Campeonato de "Boccia" Feminino.
No sábado, dia 24 de agosto, das 8h às 12h na Praça Três Irmãos, os descendentes de italianos ou não vão ter a oportunidade de receber gratuitamente certificados de descendência das famílias italianas e de outras nacionalidades, que comprovam de qual país e região vieram, e onde desembarcaram no Brasil. É o “Projeto Imigrantes” do Arquivo Público Estadual que pela terceira vez estará em Castelo.
Na mesma manhã de sábado, um grande e belo “Cortejo Italiano” vai passar pelas ruas da cidade convidando a população para a “Giornata di Festa”, que acontece no domingo. São integrantes dos grupos de dança da SIC, a “Cia Radici Cità di Torino” e o “É Bello Ballare”, além de membros da diretoria e voluntários, vestidos com roupas típicas que vão rodar pelas principais ruas do centro de Castelo cantando, dançando e entregando convites da festa para a população. A concentração será às 10 horas, na Praça Três Irmãos.
No domingo, dia 25, é o encerramento dos festejos com a “Giornata di Festa”, que acontece no clube Atalanta, a partir das 10 horas da manhã, com a recepção da “IV Cavalgada dos Imigrantes”. São dezenas de cavaleiros de todo o Sul do Estado, que terão saído do município de Ibatiba na quinta-feira, dia 22 de agosto, chegando até a Fazenda do Centro, e pernoitando por lá no sábado, dia 24 de agosto, que chegam na Festa Italiana para se divertir e compor ainda mais o cenário que este ano vai contar a história dos antigos tropeiros.
Será um dia inteiro de muita música e comidas e bebidas típicas, barraca de doces, e na parte da tarde ainda tem a eleição das rainhas e princesas italianas de 2013. Vão disputar o título este ano sete belas descendentes de italianos na categoria adulta e outras sete meninas na categoria infantil. Uma disputa que sempre deixa o público boquiaberto, arrancando muitos aplausos, tamanha beleza das candidatas e também perfeição nos trajes de época inspirados em diversas regiões da Itália.
Exposições – A partir das dez horas da manhã do dia 13 de agosto, próxima terça-feira, acontece a abertura de duas exposições promovidas pela Società, no Centro Turístico e Cultural, localizado próximo à Praça Três Irmãos, no centro de Castelo.
São duas exposições apresentadas no mesmo local. A Exposição Raízes, conta parte da história dos 22 anos da SIC, onde os visitantes vão poder apreciar fotos e 12 vestidos usados por candidatas, rainhas e princesas eleitas no decorrer das festas.
Na Exposição Patas & Rodas – “Transportando a História”, estarão expostos cerca de 300 objetos utilizados por tropeiros, fotos e textos explicativos, além da réplica de uma cocheira, local onde os tropeiros se concentravam com seus animais. Também haverá informações e fotos da evolução pós-tropas, quando por aqui chegaram a ferrovia com seus trens e as estradas e os caminhões.
“Será uma oportunidade para quem vivenciou isso tudo recordar e principalmente para os mais jovens conhecerem como funcionavam as tropas, como viviam os tropeiros, que traziam alimentos cultivados nas propriedades e levavam produtos manufaturados como tecidos e querosene para as ‘vendas’ das comunidades. Vamos mostrar a importância deles na nossa história e a evolução dos tempos, que as tropas foram deixando de existir com a chegada dos trens e veículos”, informou Linda Melo, Presidente da Società e organizadora das exposições.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Castelo, que através do Setor de Comunicação elaborou toda a parte gráfica, e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura que colaborou com toda a pesquisa histórica e montagem. As Exposições ficam abertas à visitação até o fim do mês de agosto, dia 30, de segunda a sexta-feira, das 10 às 15 horas. Escolas interessadas em levar grupos de alunos devem fazer um agendamento prévio, através do telefone da SIC: (28) 3542-0292 ou 9982-0830.