ACONTECERÁ NO CASTELÃO DIA 29/03/2013 A sexta-feira da paixão será um dia marcante no município de Castelo. Pelo menos 150 pessoas, entre atores amadores e figurantes, vão encenar a Via-Sacra, que conta a história da vida, paixão e morte de Jesus Cristo. O grupo, que tem atores e figurantes com idades entre 6 meses de vida até 87 anos, é todo de moradores da Comunidade de São Manoel, no interior da Castelo, mas a encenação, pelo quarto ano consecutivo, vai acontecer no Castelão. A apresentação teatral está marcada para 19 horas do dia 29 de março, sexta-feira santa, e a entrada é um quilo de alimento não perecível.
Esta encenação realizada há mais de 20 anos sempre acontecia na comunidade que fica distante cerca de 15 quilômetros do centro da cidade. Como o teatro ganhou notoriedade e a localidade ficou pequena para receber tantos expectadores visitantes, a coordenação do grupo resolveu trazer a apresentação para o Centro de Esportes e Eventos Cícero Correa de Lima Filho – Castelão, onde existe uma área bastante ampla e coberta, com arquibancadas para acomodar toda a plateia. A previsão da organização é de receber um público superior a cinco mil pessoas. Haverá ainda telão, iluminação especial e sonorização de qualidade para que todos possam acompanhar tudo de qualquer ponto do local.
O ingresso será um quilo de alimento não perecível por pessoa para uma causa justa, explica um dos coordenadores da Via-Sacra, Gilberto Gava Marques: “Vamos repassar as doações para entidades de Castelo que prestam assistência às pessoas carentes do município doando alimentos. Com esta ação estaremos seguindo os ensinamentos deixados por Jesus, repartindo o pão”.
A apresentação tem duração de duas horas e conta com novidades todos os anos, principalmente na parte dos milagres realizados por Jesus. Um exemplo é que este ano a encenação apresentará as bodas de Caná e no ano de 2012 apresentou o batismo de Jesus. Uma forma encontrada pela organização para não apresentar sempre a mesma coisa, ou seja, contar a mesma história de formas diferentes, sem fugir é claro do original. Efeitos especiais com iluminação, fumaça e fogos de artifício também fazem parte do espetáculo.
A Prefeitura de Castelo apoia a encenação. Todo o figurino é feito por costureiras da comunidade. Alguns adereços e materiais costumam ser reaproveitados de um ano para o outro, mas sempre ganham novos detalhes.
A maioria dos participantes é produtor rural ou donas de casa que se dedicam durante quatro meses do ano para contar a história exemplar do homem que morreu para nos salvar. |
Fonte:http://www.castelo.es.gov.br
FOTOS DA VIA-SACRA DE 2010